Você está aqui: Página Inicial / Sobre

Sobre

O Grupo de Sistemas Distribuídos e Redes (GSDR) foi criado em 1994, quando tanto o Departamento de Computação (DC) quanto o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPG-CC) da UFSCar foram reestruturados em grupos de pesquisa.

Em 1997 o GSDR organizou o 15o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), evento nacional mais importante na área e que é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Nesse mesmo ano co-organizou, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP)-São Carlos, o II Workshop de Sistemas Multimídia e Hipermídia, hoje denominado Simpósio Brasileiro de Sistemas Web e Multimídia, evento também promovido anualmente pela SBC.

Durante o período 1995 a 1998 membros do GSDR lideraram 03 projetos multi-institucionais do Programa Temático em Ciência da Computação (ProTem-CC fases II e III), patrocinado pelo CNPq. Esses projetos envolveram vários grupos de pesquisa do país e do exterior e as interações do GSDR com esses grupos, assim como as inúmeras publicações resultantes desses projetos, tiveram uma grande repercursão nacional e internacional.

GIGA/RNP e KyaTera/TIDIA são projetos dos quais membros do GSDR participam atualmente.

Computação Ubíqua aplicada à Telemedicina é outra área de pesquisa que tem recebido atenção especial em nosso grupo e tem resultado no desenvolvimento de projetos em colaboração com outros grupos de pesquisa do país e do exterior.

Como resultado de parceria com empresas, pode-se citar o projeto em andamento que trata do desenvolvimento de componentes para comunicação sem fio em dispositivos móveis.

Hoje o GSDR é um grupo de relevância significativa do país em Sistemas Distribuídos e Redes de Computdadores graças às inúmeras ativiadades de ensino, pesquisa e extensão que vêm desenvolvendo nessas áreas.